Paisagem urbana de Brasília: a "nova Lisboa" no interior brasileiro

Sexta-feira, 03 de junho e 2011.

            A mudança da capital para o centro do país foi sempre um sonho brasileiro. Datam do século XVII as primeiras vontades de se criar uma nova capital no interior do território, ao abrigo das invasões holandesas.
      Tiradentes, mártir da Independência, procurou uma solução neste sentido e propôs que a nova sede do governo fosse estabelecida em São João Del Rei.
       Em linha semelhante, os ingleses aconselharam o rei de Portugal a construir uma Nova Lisboa no centro do Brasil, e coube a José Bonifácio de Andrade, o patriarca da Independência, a militância para a criação de uma nova capital, propondo o nome “Brasília”, isto é, “Brasil” em latim.


            À construção da nova capital, são atribuídos diferentes significados, entre eles:


- Favorecer o povoamento do interior do Brasil, visto que por fatores históricos, a ocupação brasileira se concentrou na faixa litorânea. A transferência da capital para o interior forçaria a ocupação do porção central do país, por meio da implantação de rodovias, aeroportos, ferrovias, empresas privadas, entre outros.


- Segurança nacional, já que uma cidade litorânea estaria mais exposta à invasões em caso de guerras. Dessa forma, Brasília se tornaria um “porto seguro” por estar situada na porção central do país.


- Menor exposição aos movimentos populares. A instalação da capital federal em uma cidade menos populosa, garantiria a ordem pública e livraria os governantes da pressão popular em caso de manifestações e rebeliões populares.


- Ruptura com os resquícios histórico-sociais do período colonial. Salvador e Rio de Janeiro foram cidades fundadas pelos colonizadores e, portanto, remetiam ao período de exploração colonial. A construção de uma nova capital moderna e completamente diferente do padrão urbano das cidades brasileiras, significaria uma nova fase progressista e independente para o Brasil.


Plano Piloto de Brasília





Congresso Nacional











Vista geral de Brasília
























        A ideia de construir uma capital moderna, inovadora e extremamente organizada, tornou Brasília uma cidade única e com uma paisagem urbana que foge completamente aos padrões do Brasil:

Avenidas largas e simétricas, o que só se tornou possível graças ao relevo pouco acidentado predominante no planalto central. Esta, talvez seja a característica mais marcante de Brasília, já que as grandes cidades brasileiras apresentam ruas com traçado irregular, devido ao crescimento espontâneo.

Grandes jardins públicos e áreas verdes, destinados ao lazer da população das superquadras residenciais.

Prédios públicos instalados em áreas exclusivas para este fim, o que jamais foi possível nas cidades de Salvador e Rio de Janeiro, uma vez que estas surgiram espontaneamente.



Brasília vista da Estação Espacial Internacional.




Esplanada dos Ministérios.
O Congresso Nacional no centro ao fundo, representando o "povo" por meio da democracia.
A disposição do prédio sugere que o povo está no centro do poder.








Superquadras da Asa Sul.
Foram planejadas para serem núcleos habitacionais completos. Dessa forma,
seus habitantes não precisariam se deslocar em busca de bens e serviços.























Ponte JK sobre o lago Paranoá, que foi criado artificialmente para
amenizar a baixa umidade do ar da região onde Brasília está situada.
























Monumento aos Candangos
Os trabalhadores que construíram Brasília (principalmente os vindos
do nordeste) ficaram conhecidos como "Candangos".





























Nenhum comentário: